Cinematic Studio Strings é uma biblioteca cheia de personagens. Apresentando os melhores músicos australianos e meticulosamente gravado em um palco de classe mundial, CSS possui ótimo som, dinâmica realista impressionante e uma grande variedade de articulações. Com uma GUI intuitiva e eficiente, o CSS foi criado para atender às necessidades dos compositores que trabalham nas indústrias de cinema, televisão e videogames de hoje. Esta excelente biblioteca de cordas orquestrais para Kontakt e Kontakt Player está agora disponível a um preço muito acessível.
Novo modo Marcato (incluindo execuções)
A nova articulação “Marcato” aprimorada no CSS v1.7 é bastante poderosa. Seu principal objetivo é realizar passagens rápidas e enérgicas, ostinatos e corridas. O vibrato é exagerado e o ataque é acentuado, o que significa que se destaca em melodias bombásticas, como o tema Star Wars por exemplo.
No entanto, como os legatos foram aprimorados, ele também é capaz de tocar frases menos acentuadas e mais variadas também – pense nas partes de violino no início da sugestão “Journey to the Island” de Jurassic Park. Isso é auxiliado pelo fato de que agora você também pode acionar slides sutis de portamento, então, em suma, o novo Marcato é muito mais versátil. Eu também adicionei um round robin 2 x, o que aumenta ainda mais o realismo.
Para jogar corridas, basta tocar uma passagem rápida no modo legato – funciona especialmente bem para corridas escalonadas. Você pode adicionar acentos a notas individuais dentro de uma execução acionando uma nota acima de uma velocidade de 75. Esse efeito é sutil, mas audível e útil no contexto, especialmente quando você “muda de direção” durante uma execução.
Alternativamente, para criar um acento mais óbvio, tente deixar um espaço entre a nota anterior e a nota que você deseja acentuar, efetivamente iniciando uma “nova” frase em legato com a nota acentuada. Em outras palavras, se você tocar uma sequência de 10 notas e quiser acentuar a 5ª nota na frase, você precisará deixar um pequeno espaço entre as 4ª e 5ª notas. Isso efetivamente “terminaria” a frase em legato no final da 4ª nota e, em seguida, “começaria” uma nova frase em legato começando com a 5ª nota. Isso significa que você ouvirá a parte de ataque da amostra Marcato, que no contexto de uma passagem rápida, funciona essencialmente como um acento mais pronunciado.
Modo legato / “Low Latency” aprimorado
Passei muito tempo reeditando todas as amostras de transição legato, não apenas para melhorar o tempo, mas também para garantir um envelope de volume mais consistente. Isso facilita muito o sequenciamento do legato, e também introduzi um novo modo “Low latency”, tornando ainda mais fácil executar passagens em tempo real.
O modo de baixa latência tem um atraso de legato de aproximadamente 150ms (mas não me prenda a isso), e substitui o modo legato “Padrão” de saída, que tinha um atraso de 250ms, enquanto o novo modo “Expressivo” substituiu o modo de saída “ Modo avançado. O modo expressivo é muito semelhante ao antigo modo Avançado e é principalmente apenas uma mudança de nome, mas ainda é aprimorado, pois as próprias transições de legato foram aprimoradas. Pessoalmente, recomendo usar o modo de baixa latência para a maioria dos trabalhos, pois descobri que ele atinge o ponto ideal de realismo e jogabilidade. No entanto, o modo Expressivo ainda tem seu lugar, especialmente para material temático mais lento e pastoral. Experimentar os dois modos deixará bem claro qual modo funcionará melhor para qualquer passagem.
Notas curtas reeditadas e reprogramadas / RR reset
As notas curtas na v1.7 são mais firmes e consistentes do que eram anteriormente. Semelhante às transições de legato reprogramadas, essas novas notas curtas também tiveram seu tempo aprimorado. Isso se aplica a todos os tipos de notas curtas em CSS – tanto curvadas quanto arrancadas.
Também implementamos uma função “round robin reset”, que pode ser acessada via CC59. Definir este CC para um valor específico (por exemplo, 4) antes do início de uma passagem de nota curta garantirá que a mesma sequência RR seja reproduzida toda vez que você tocar essa passagem. Você não precisará usar isso na maioria das vezes, pois qualquer sequência RR aleatória deve sempre soar perfeitamente bem em qualquer passagem. No entanto, tendo dito isso, certamente há momentos em que é preferível que uma sequência soe exatamente a mesma toda vez que você a toca (ou exporta / renderiza sua peça), e é aí que essa função se torna útil.
Mixagem aprimorada / Microfones spot separados
Melhorar o som do CSS foi outro aspecto importante da nova versão. Meu objetivo era trazer mais profundidade da sala, pois senti que isso não era tão proeminente na mixagem anterior. Isso significa que a nova mixagem é mais “espaçosa”, mas ao mesmo tempo também há mais clareza e detalhes nos microfones próximos. Então é o melhor dos dois mundos, na verdade. Isso se tornará mais óbvio quando aplicado na atualização da biblioteca de metais, mas por enquanto as cordas soam mais largas e mais exuberantes.
Eu também separei os microfones spot para que agora ambos sejam controláveis de forma independente, em vez de serem misturados como eram na versão anterior. Isso significa que você pode efetivamente estreitar ou ampliar o som de cada seção brincando com o pan, ou pode até fazer coisas mais extremas, como panning para a esquerda e para a direita, o que pode ser perfeito para um arranjo / mix no estilo pop.
O Spot 1 está focado principalmente nos dois jogadores principais de cada seção, e o Spot 2 está posicionado mais para trás na seção e capturando mais jogadores. Cada um deles tem seu próprio caráter distinto, e eu encorajo você a experimentar a mixagem dos microfones spot – muito pode ser feito para personalizar o som ao seu gosto.
Nota: As posições padrão para todos os controles deslizantes de volume e panorâmica refletem as configurações exatas usadas para criar o microfone Mix. Isso serve como um bom ponto de partida e, se você quiser retornar a essas configurações padrão, mantenha pressionado Command + Option (Mac) ou Control + Alt (Windows) e clique em qualquer lugar em qualquer um dos faders (ou controles deslizantes de panorâmica) , e todos eles retornarão às configurações padrão.
Por último, também melhorei as transições de legato sem vibração. Na versão anterior do CSS eu usei transições de legato simuladas e, embora não tenha gravado nenhum material novo para a versão 1.7, desenvolvi uma técnica para melhorar significativamente o som dessas transições simuladas editando as amostras com vibrato para criar um novo conjunto de transições legato sem vibração.
Isso não apenas soa mais realista, mas também torna o sistema x-fade mais direto e simplificado. Por padrão, as amostras sem vibração e com vibração são sempre acionadas sempre que você estiver usando a articulação Sustain. Isso significa que você pode x-fade perfeitamente entre eles a qualquer momento. No entanto, isso também significa que a contagem de vozes é aproximadamente o dobro do que era antes, mas imaginei que a maioria dos sistemas médios poderia lidar com isso com bastante facilidade hoje em dia. Alternativamente, se você preferir desabilitar esta opção, você pode clicar na engrenagem de configuração no canto superior direito, clicar em “Vibrato X-fade”, rolar até o topo da lista e selecionar “Off”. Fazer isso significa que o vibrato está no máximo e não é mais controlável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário